Para Refletir...

Se a tranquilidade da água permite refletir as coisas, o que não poderá a tranquilidade do espírito?

Chuang Tzu

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* Página V *


VOCÊ GOSTA DE MIM?


Objetivo: percepção, criatividade, agilidade e descontração;
Material: nenhum;
Intensidade: moderada;
Desenvolvimento: formar um círculo, o professor escolhe uma pessoa para ficar no meio do círculo, a pessoa que está no meio do círculo deverá escolher outra pessoa que está na roda para iniciar a brincadeira, mas esta não sairá do lugar. O participante que está no meio da roda chega em frente do escolhido no círculo e faz a seguinte pergunta:
- VOCÊ GOSTA DE MIM?
- A OUTRA PESSOA RESPONDE?
R: Sim ou Não, fica a seu cargo;
- E A PESSOA DO MEIO DA RODA PERGUNTA, PORQUE?
Agora começa a parte principal. O participante que está parado na roda responde falando de algo que faça parte da pessoa que pergunta, que pode coincidir com outras pessoas do grupo todo, como por exemplo: PORQUE VOCÊ TEM RELÓGIO. Nesse momento todas as pessoas que tem relógio, devem correr e trocar de lugar entre elas, a última que ficar perdida no meio da roda inicia a brincadeira novamente. Pode falar qualquer coisa que faça parte do grupo, vai depender da criatividade dos participantes, é importante que o professor inicie a brincadeira para demonstrar como funciona a dinâmica.


CORRIDA MALUCA


Objetivo: aquecimento corporal, força e resistência;
Intensidade: moderada;
Desenvolvimento:
Para está dinâmica é recomendado fazer preparação inicial e final, com alongamentos para membros superiores e inferiores.
Formar um círculo, todos os participantes de mãos dadas, o professor da os comandos e todos o seguem.
A brincadeira começa com todos correndo levemente para o lado direito, após duas voltas, correm para o lado esquerdo, e vai se aumentando a intensidade, mudando os lados mais rapidamente, como correr para direita, para esquerda, para trás, para o meio, o professor usa a criatividade e pode incluir mais movimentos deixando a brincadeira ainda mais divertida.


QUARTETO MALUCO


Objetivo: criatividade, comunicação e descontração;
Intensidade: moderada;
Desenvolvimento:
Formar quartetos, cada membro do quarteto terá uma função.
A dinâmica terá os seguintes personagens, UM REPÓRTER, UM PERSONAL TRAINNER, UMA MULHER DESESPERADA e o MARIDO.
A dinâmica consiste em que todos tem que executar as suas devidas funções, sendo que o MARIDO tem que dar atenção para os outros três personagens, como exemplo:
- O REPÓRTER entrevista o MARIDO, o PERSONAL TRAINNER faz ginástica com o MARIDO, a MULHER DESESPERADA reclama da vida e quer saber o que o MARIDO fez na noite anterior que a deixou sozinha, o MARIDO tem que dar atenção para os três personagens.
Logo após vai se variando os personagens e todos passam pelas funções acima.


A CAÇADA


Objetivo: atenção, percepção e descontração;
Material: uma venda para os olhos;
Intensidade: leve;
Desenvolvimento:
O professor pede para que todos se espalhem pela sala, em lugares fixos, e a seguir venda os olhos de um deles, voluntário ou não. A tarefa deste participante será chamar uma pessoa do grupo e tentar localizá-la.
A um sinal do professor, a posição dos participantes pela sala se altera e o que estiver com os olhos vendados deverá chamar um dos colegas pelo nome, este responde e não poderá mais sair do lugar, deve ficar parado.
A pessoa que estiver com a venda nos olhos terá 1 minuto para achar o seu amigo, caso não consiga outra pessoa assume a posição.



STOP COM PASSE


Objetivo: atenção, agilidade, direção e descontração;
Material: uma bola;
Intensidade: leve;
Desenvolvimento:
A turma ficará em forma de círculo, a bola fica com um dos participantes, este lança a bola para o alto, enquanto os demais fogem.
Ao agarrar a bola novamente, ele gritará: “STOP!”.
Todos deverão parar e ficar imóveis.
A pessoa que estiver com a bola deve lançar em direção a um dos participantes, se acertar em um dos participantes este deve iniciar a brincadeira, caso não acerte em ninguém, continua com o mesmo participante para arremessar.


FOGE BALÃO


Objetivo: aquecimento, agilidade, atenção e descontração;
Material: uma bexiga e um barbante para cada participante;
Intensidade: moderada;
Desenvolvimento:
O professor distribui uma bexiga e um barbante para cada participante, delimita um espaço. 
Cada aluno terá um balão amarrado na perna.
Ao sinal dado pelo professor, os participantes terão que estourar os balões dos outros colegas sem deixar que estourem o seu.
Os balões só poderão ser estourados com os pés.
O participante que tiver o seu balão estourado não poderá mais estourar os balões e sairá do jogo.
Ao fugir, os participantes podem erguer os pés para que não seja estourado o seu balão.
O vencedor será o último participante que estiver com o balão cheio.



COBRA CONDUTORA


Objetivo: aquecimento, agilidade, coordenação e trabalho em equipe;
 Material: 2 a 3 bolas;
Intensidade: moderada;
Desenvolvimento:
A turma será dividida em duas ou mais colunas, dependendo do número de participantes.
Os participantes de cada coluna irão segurar na cintura do colega, formando uma cobra.
O primeiro de cada coluna terá uma bola, definir um percurso de 5 metros.
Ao sinal dado pelo professor, cada cobra terá de conduzir a bola até o local indicado, todos de cada grupo terão que fazer o percurso.
A cobra que acabar primeiro será a vencedora.
OBS: se a cobra romper, ela não poderá continuar correndo.
Se a cobra perder a bola, terá que buscá-la.


OS BICHOS


Objetivo: socialização;
Material: um pedaço de papel para cada pessoa;
Intensidade: leve;
Desenvolvimento:
O professor deve fazer vários pedaços de papel, em cada papel o professor deve escrever o nome de bichos, estes bichos tem que formar o par, o macho e a fêmea.
EX: Gato, Gata.
O professor distribui um papel para cada participante, já com o nome dos bichos escrito, após o sinal, todos começam a gesticular o bicho, depois de um tempo, imitar o bicho e se não achar assim, devem falar o nome do bicho que está escrito no papel, achando o par, sentam no chão e esperam que todos encontrem os pares.
Após, o professor pede que os pares conversem e se conheçam, falem de sua vida, e finaliza a brincadeira com todos se dando um forte abraço.
OBS: está dinâmica é excelente para ser aplicada em equipes que estão começando a trabalhar juntas e ainda não se conhecem bem.



SAIMON DIZ


Objetivo: atenção, coordenação e descontração;
Intensidade: leve;
Desenvolvimento:
O professor pede que os alunos fiquem dispersos pela sala, o comando da brincadeira é SAIMON DIZ, essa dinâmica envolve movimentos corporais, e o professor comanda os movimentos dizendo sempre a palavra SAIMON DIZ, antes de dizer o que se faz.
Exemplo: SAIMON DIZ eleva o braço direito, todos elevam o braço direito e só podem abaixar se o professor disser novamente a palavra SAIMON DIZ.Ficando assim: SAIMON DIZ abaixa o braço direito, e todos abaixam o braço direito, e vai sendo citada vária parte do corpo.
Porém, se o professor não falar a palavra SAIMON DIZ e os participantes fizerem o movimento, será falta e por um tempo serão eliminados do jogo.
Vence quem for o último a não cometer erro algum.


GINCANA DA ALEGRIA,

IMAGEM E AÇÃO


Objetivo: criatividade, conhecimentos gerais, trabalho em equipe e descontração;
Material: papel, canetas, tesouras;
Intensidade: leve;
Desenvolvimento:
Essa gincana é muito divertida e estimula muito o participante, o professor deve organizar os temas, o material e levar tudo pronto para aplicar a brincadeira.
Os temas podem ser os seguintes:
- FICHA DE 30 SEGUNDOS: uma pessoa de cada grupo pega a sua fichas com 5 itens escritos, essa pessoa não pode falar o que está escrito, somente fazer a mímica e o restante do grupo tenta adivinhar o que esta sendo imitado.
Ex: óculos, livro, avião, chave de porta, carro.
O tempo é de 30 segundos para o grupo acertar.
Vale 50 pontos se acertar.
FILMES: o professor escreve em um papel o nome de um filme. Ex: TITANIC. E chama um dos componentes do grupo, mostra o que está escrito, a pessoa terá que fazer a representação do filme com mímica, o tempo é de 1 minuto. Vale 50 pontos por filme.
CULTURAL: o professor descreve 10 perguntas culturais, sobre assuntos diversificados, e faz as perguntas para uma equipe, se a equipe não souber responder pode passar, se errar a outra equipe pode responder. Vale 10 pontos por pergunta.
EX: Qual dos líquidos é considerado solvente universal?
( ) Éder;
( ) Mercúrio;
( ) Acetona;
(x) Água.
- SÍLABAS: o professor vai falar o começo de uma palavra e a equipe tem que acertar o nome do que se quer saber.
Exemplo: o professor fala CA...E a equipe tem que saber responder.
O correto é CACHORRO.
A equipe tem duas chances para acertar, caso não acerte, pula para a próxima palavra, cada equipe tem 5 palavras,  valendo 50 pontos no total.
OBS: No final da dinâmica, o professor faz a contagem dos pontos e a equipe que fizer mais pontos é a vencedora.
Para está dinâmica o professor pode adaptar conforme a equipe.







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