Para Refletir...

Se a tranquilidade da água permite refletir as coisas, o que não poderá a tranquilidade do espírito?

Chuang Tzu

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* Página VI *


JOGO DA VELHA

Objetivo: Atenção, percepção e descontração geral.
Material: Giz para de marcação ou barbante.
Intensidade: Leve.
Desenvolvimento:
Formam-se trios, é desenhado vários traçados básicos formado por dois pares de linhas verticais, cortados por duas horizontais.
Os adversários se alternam nas jogadas, tentam ocupar três casas seguidas em qualquer um dos sentidos.
Ganha aquele que primeiro atingir o objetivo. Vence quem primeiro fechar as 3 casas no mesmo sentido.


O JOGO DA BEXIGA



Objetivo: desenvolver o raciocínio e a agilidade motora.
Material: bexigas.
Intensidade: moderada.
Desenvolvimento:
Os alunos formam fileiras normais ou círculos; o professor distribui uma bexiga a cada participante.
Dentro da bexiga, um exercício do assunto programado, definido pelo professor, o exercício terá quer ser igual para as duas equipes.
Ao sinal, o 1º de cada equipe pega a bexiga e assopra até estourar. Ao estourar, deve pegar o exercício que estava dentro e resolve-lo.
O 1º que cumprir a tarefa e fizer o exercício correto marca ponto para sua equipe.
Regras:
Tirar o exercício somente quando a bexiga estourar;
Todos deverão iniciar ao mesmo tempo.


SENTADA DIFÍCIL


Objetivo: agilidade, coordenação, cooperação e descontração.
Material: cadeiras.
Intensidade: moderada.
Desenvolvimento:
Formam-se duas equipes de número igual, sentados frente a frente, distantes a 5 metros, numeram-se os integrantes de cada equipe.
Quando o professor diz um número, (exemplo: nº 1), os dois nº 1 procurarão sentar na cadeira que seu adversário deixou vazia, ou outra. Só que o outro time “escorregará” pelas cadeiras, procurando impedir que o adversário sente. Importante: os braços devem permanecer cruzados.
Quem sentar primeiro ganha um ponto para seu time.
O jogo termina quando todos os participantes tenham atuado.


A FORTALEZA


Objetivo: organização, paciência e trabalho em equipe.
Intensidade: moderada.
Desenvolvimento:
Formam-se dois círculos concêntricos, de número igual.
Os participantes do círculo de fora ficam de mãos dadas.
A dinâmica consiste em que o círculo de dentro ultrapasse o círculo de fora, e para isso, contará com o tempo de um minuto.
O círculo de fora, naturalmente, tratará de impedir a saída dos adversários. Terminado o minuto, conta-se quantos conseguiram sair. Depois se invertem os papéis. O time que tiver mais participantes fora é o ganhador.
VARIANTE: pode ser usado bolas com os participantes do círculo central, porém ficará somente duas pessoas no meio da roda e elas terão que fazer com que a bola passe pelo grande grupo, será estipulado 1 minuto, se conseguirem fazer com que uma das bolas passe para fora, muda de dupla, se não conseguir, podem escolher mais uma pessoa para ajudar.



FUTEBOL DE PANO


Objetivo: coordenação, atenção, agilidade e descontração.
Material: um pedaço de pano, cadeiras, duas vassouras ou tacos.
Intensidade: moderada.
Desenvolvimento:
Formam-se dois times sentados frente a frente, numeram-se os integrantes de cada time, será deixada uma vassoura para cada time no meio da sala próximo do pano.
O professor da a ordem, e assim partem os dois números sorteados.
O jogo consiste em empurrar o pano com as vassouras até ele passar por debaixo da cadeira adversária que ficara vazia.
Cada vez que ocorre um “gol”, o time ganha um ponto e é sorteada uma nova dupla, o ganhador é a equipe que mais acumular pontos.
Observação: está dinâmica pode ser adaptado conforme o local de trabalho e a quantidade de material disponível, exemplo: pode ser feito com só duas cadeiras, usar bola pequena em vez de pano.


DRAGÃO CHINÊS


Objetivo: cooperação, organização, atenção, agilidade e trabalho em equipe.
Material: papel, caneta.
Intensidade: moderada.
Desenvolvimento:
Formam-se 3 ou 4 grupos, conforme a quantidade de participantes, estes devem formar uma coluna.
No início de cada coluna terá um bloco de papel, em cada bloco terá escrito o nome de vários países diferentes.
Em pontos diferentes da sala estarão alguns monitores esperando as equipes, de preferência os monitores devem coincidir com o mesmo número de grupos que estão participando.
É importante que nos blocos com o nome dos países não haja nomes iguais.
Ao sinal do professor os grupos devem pegar os blocos e de mãos dadas, terão que ir até um dos monitores para procurar os países da seqüência do bloco, chegando no ponto em que está o monitor devem fazer a seguinte pergunta:
Ex: Você é a Argentina?
O monitor fala o seguinte: PODE SER QUE SIM, PODE SER QUE NÃO. E antes de falar se Sim ou se Não, é repassado uma tarefa para o grupo todo fazer.
Ex: Cantar uma música, imitar algo, correr em círculo...etc
Após ter cumprido a tarefa, o monitor responde: se Sim, assina no papel da equipe e todos partem para achar o próximo país escrito no bloco, se Não manda procurar em outro ponto. Vence a equipe que achar primeiro todos os países e tiver a assinatura em todos os papéis.
Observação:
- O monitor só recebe a equipe se ela chegar de mãos dadas com todos os componentes juntos;
- Cada equipe terá o mesmo número de países para achar;
- As tarefas ficam a critério de cada monitor, ou podem ser formulada antes de iniciar a dinâmica.

BACTÉRIA


Objetivo: socialização, atenção, agilidade e descontração.
Material: papel crepom.
Intensidade: moderada.
Desenvolvimento:
Escolhe-se um grupo de pessoas que serão chamadas de bactérias, e cada bactéria terá uma cor específica.
Exemplo: bactéria amarela, azul, vermelha e verde.
O restante do grupo vai se chamar gatinhos, e estes terão que gatinhar e miar para evitar a contaminação com as bactérias.
Toda vez que as bactérias se aproximarem os gatinhos tem que gatinhar e miar, mas o tempo máximo de gatinhar é 15 segundos, depois os gatinhos vão caminhar normalmente.
Se um dos gatinhos for pego pelas bactérias, elas vão colocar um pedaço de papel da sua cor específica e você será mais uma bactéria, a dinâmica termina quando sobrar apenas um gatinho e este terá uma surpresa, o grupo todo fará um traje de papel a rigor e este gatinho vai desfilar para o grupo todo, ou o grupo de bactérias pode pedir que o gatinho pague uma prenda que seja engraçada.
VARIANTE: pode ser usada tinta em vez de papel, e as bactérias pintam o rosto dos gatinhos.


DINÂMICA DAS CORES


Objetivo: socialização, percepção e descontração.
Material: papel crepom e fita crepe.
Intensidade: leve.
Desenvolvimento:
Antes de iniciar a dinâmica, o professor coloca no meio da sala vários pedaços de papel crepom, de cores diferentes.
Exemplo: amarelo, azul, branco, vermelho.
O professor pede que todos peguem 5 pedaços de papel de cada cor e peguem um pedaço de fita e cortem em pequenos pedaços, deixando colado na parte da frente da camiseta para ser usada quando necessário.
Agora que todos estão com os pedaços de papel e a fita, vamos começar a caminhar pela sala, olhando no olho dos participantes.
O professor pede que rapidamente os participantes encostem a mão nas pessoas que tiverem algum objeto na cor branca, pode ser na camiseta, na calça, no tênis, etc...
E fiquem parados por um instante, após o sinal continuam a caminhar e novamente que se encostem a duas cores diferentes.
Todos estão mais socializados, vamos começar nossa dinâmica.
O professor pede que todos caminhem pela sala com os pedaços de papéis nas mãos e olhem no olho dos seus colegas, sem que o colega note você vai colar um dos papéis que tem nas mãos, da cor que quiser e achar que combina com a pessoa que escolheu, pode colar em quem você queira os papéis que tem, e é claro você receberá também alguns papéis.
Após um determinado tempo, o professor pede que os participantes joguem fora os papéis que sobraram nas mãos e tirem todos os papéis colados nas costas e segurem por um instante.
O professor começa a explicar o significado da dinâmica e das cores. Cada cor tem um significado e expressa algo de positivo entre as pessoas que você escolheu.
O significado de cada cor é:
- Amarelo: amizade;
- Azul: sábio;
- Branco: paz e tranqüilidade;
- Vermelho: alegria e descontração.
Comentário: O professor pode fazer adaptações conforme o grupo, e escolher as cores e o significado delas, está é uma dinâmica muito boa para a socialização.



QUADRADO DA AMIZADE


Objetivo: confiança, organização e trabalho em equipe;
Material: várias vendas, giz;
Intensidade: leve;
Desenvolvimento:
Dividir as equipes em número igual, desenhar 2 quadrados em determinados pontos, em distâncias iguais.
Uma venda para cada participante é escolhida um capitão por equipe que fica sem venda nos olhos, este será os olhos da equipe toda, e terá que conduzir a equipe até o quadrado.
Não poderá caminhar junto, somente pode falar e dar os comandos para as pessoas chegarem até o quadrado, todos tem que ficar dentro do quadrado.
É considerada vencedora a equipe que primeiro organizar todos os componentes dentro do quadrado.


CHAPEUZINHO VERMELHO


Objetivo: atenção, agilidade, coordenação e descontração;
Material: canetas ou lápis;
Intensidade: leve;
Desenvolvimento:
Formar duplas, uma caneta para cada dupla, as duplas devem sentar no chão, frente a frente, mãos apoiadas em cima das pernas.
Essa dinâmica é muito divertida, mas precisa da atenção e do silêncio de todos.
O professor vai contar uma história sobre o chapeuzinho vermelho, a palavra chave da brincadeira é justamente VERMELHA (A), VERMELHA (AS), tudo o que envolver vermelho. 
Toda vez que o professor falar uma das palavras acima os participantes terão que pegar a caneta, se conseguir pegar a caneta marca 1 ponto positivo, se não conseguir pegar marca 1 ponto negativo, se um dos participantes se precipitar e ameaçar pegar marca um ponto negativo.
A dinâmica termina quando já não houver graça e a pontuação dos participantes for muito diferenciada.



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