Para Refletir...

Se a tranquilidade da água permite refletir as coisas, o que não poderá a tranquilidade do espírito?

Chuang Tzu

analyticstracking.php



* Página VII *


MATA SOLDADO COM MASSA


Objetivo: Organização da equipe, táticas de trabalho em grupo e descontração geral.
Material: uma ou duas bolas de handebol ou nogan e massas.
Intensidade: moderada.
Desenvolvimento:
Formam-se duas equipes, cada qual em um local do tamanho de uma metade da quadra de vôlei, sendo que haverá um capitão que se posicionará atrás da equipe adversária.
Cada participante terá uma massa a proteger da bola que será arremessada pela equipe adversária com o objetivo de derrubar a massa, essa massa ficará no chão e depois de colocada não poderá ser removida até o final do jogo, caso isso ocorra o jogador perde a massa e vai ajudar o capitão no fundo ou nas laterais da quadra da equipe adversária.
A equipe que perder todos integrantes da meia quadra de vôlei perderá o jogo.
Caso o jogo se encontre lento, pode-se inserir mais uma bola em jogo.
Conceitos: Bola nogan: é aquela bola de borracha, existem de várias cores e tamanhos, muito usadas em aulas de handebol, em fase de iniciação, e com crianças pensando justamente em não machucar, em caso de arremessos que possam atingir o rosto, por exemplo.
Massa: instrumento usado na ginástica olímpica, ou na ginástica rítmica desportiva. É um bastão de madeira, com um cabo fino e uma cabeça chata na ponta, de forma que fique em pé.
A massa, na atividade sugerida, pode ser substituída por garrafas plásticas com areia, ou algo parecido.


FUTEBOL EM DUPLA


Objetivo: desenvolver a consciência do trabalho cooperativo, em equipe, ao contrário do "eu posso fazer tudo sozinho".Material: bola de futebol, lenços para "unir" as duplas.
Intensidade: moderada.
Desenvolvimento: Dividem-se as duplas, as quais terão as mãos atadas pelo lenço.
Formam-se tantas equipes quanto haja duplas (ex: dez duplas formam-se duas equipes).
Há necessidade do lenço para que as duplas não soltem as mãos.
Colocar uma trave ou outro objeto para fazer o gol, as regras do jogo são semelhantes a do futebol de salão; por ser um jogo cooperativo, as mesmas podem ser adaptadas às condições e a realidade de cada equipe e do local escolhido.


ESTOURAR BALÕES


Objetivo: Desenvolve a cognição, força, coordenação e socialização; Material: balões e pequenas bolas de borracha ou de meia.
Intensidade: moderada.
Desenvolvimento:
Professor fixa numa parede, em uma altura de cerca de 2 m, vários balões de gás.
Os participantes se municiam das pequenas bolas de borracha ou de meia, posicionando-se a uma distância de aproximadamente 5 m dos alvos. A um sinal, tentam estourar os balões lançando as bolas.
A cada balão estourado terá um papel com uma tarefa determinada pelo professor, o grupo todo terá que cumprir a tarefa, cumprida a tarefa poderá estourar outro balão e continuar com a brincadeira, a equipe que finalizar primeiro acumula pontos determinados pelo professor.
COMENTÁRIOS: Sem dúvida, todos se esforçam para acertar os balões e cumprir a tarefa, o que torna a atividade muito interessante e divertida.


PEGADOR E O FUGITIVO


Objetivo: Socialização, desenvolvimento espaço-temporal, velocidade, condicionamento cardiorespiratório.
Intensidade: moderada;Material: Uma bola leve de basquete, giz para marcar a quadra, arco.
Desenvolvimento:
Traça-se dois círculos um dentro do outro, e aos cantos da quadra ou do pátio um quadrado em cada quina. Os alunos serão divididos em duas equipes, onde um é caçador e o outro fugitivo.
Caçador: Essa equipe ficará em cima da linha do círculo central disposto um atrás do outro.
Fugitivos: A equipe ficará em cima da linha do circulo maior na mesma formação da outra equipe, um atrás do outro.
Execução: Ao primeiro sinal do professor, a equipe do círculo central correrá em circulo em cima da linha (um atrás do outro). Quanto à outra equipe fará o mesmo, mas correndo do lado contrario, (uma corre para o lado direito e a outra para o lado esquerdo).
Ao segundo sinal, do professor, a equipe que corre no círculo central, tentará pegar a outra equipe, que por razão fugirá deles, ficando salvos ao entrar nos quadrados dispostos nos canto da quadra, os que forem pegos ficam com a equipe dos caçadores e conta 1 ponto para cada um que foi pego, após inverter os personagens.


ROUBA BANDEIRA


Objetivo: agilidade, cooperação e trabalho em equipe.
Material: 2 bandeiras de tecido.
Intensidade: moderada.
Desenvolvimento:
As crianças são divididas em dois grupos de igual número. Em cada campo, dividido também em dois, são colocadas duas bandeiras (de cada lado), no fundo dos campos.
Cada grupo deve tentar roubar a bandeira do lado oposto, sem ser tocado por qualquer jogador daquele lado.
Se for tocado fica preso e como uma estátua, colado no lugar.
Os adversários podem salvá-lo, bastando ir até o campo e tocar o companheiro.
O lado que tiver mais participantes presos perde, e o outro partido consegue finalmente roubar a bandeira.
Vence quem pegar a bandeira primeiro independente se tiver conseguido colar os adversários.


“ESTAFETA” ATA E DESATA


Objetivo: Organização, agilidade, trabalho de cooperação e equipe.
Material: uma cadeira (ou estaca) e uma fita colorida para cada participante.
Intensidade: Leve.
Desenvolvimento:
Formar duas colunas e fazer uma demarcação a 5 m de distância do ponto de partida com uma cadeira no local, à qual se amarra, com um lado frouxo uma fita, ao voltar para bater na mão do seguinte.
Quando todos tiverem atado a fita terão que começar a fazer a próxima etapa, que será o trabalho de desatar a fita e trazer até o seu local na coluna da equipe.
Constituem faltas, que acarretam a partida, perda de um ponto, além das indicadas pelo revezamento simples: deixar de atar (ou desatar) a fita; dar um laço que não se mantenha firme, até o jogador seguinte chegar à cadeira.
VARIANTES:
* Atrás de cada partido e a 3 m do último jogador, fica outra cadeira. Cada participante corre para o lugar onde a fita está amarrada, desata-a e leva-a para o lado oposto, deixando-a presa em outra cadeira.
* Pode ser usadas bexigas no lugar das fitas, estourando o balão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

P'ra Presente Arte

P'ra Presente Arte

Elo7