Para Refletir...

Se a tranquilidade da água permite refletir as coisas, o que não poderá a tranquilidade do espírito?

Chuang Tzu

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* Página IV *



SALADA DE FRUTAS


Objetivo: atenção, agilidade e descontração;
Material: giz para marcar o chão;
Intensidade: leve;
Desenvolvimento:
Formar um círculo com os participantes, dar o nome de uma fruta para cada participante.
Desenhar com giz um círculo no chão. Um participante vai no meio da roda e grita o nome de duas frutas.
Tais frutas terão que se deslocar tentando pegar um lugar diferente na roda, e a pessoa que estava no meio, também deverão disputar um dos lugares que estão disponíveis.
O participante que sobrar, vai para o meio do círculo.


PINGUE – PONGUE COM PETECA



Objetivo: atenção, raciocínio rápido, direção e descontração;
Material: uma ou duas petecas;
Intensidade: moderada;
Desenvolvimento:
Formar um círculo, uma peteca para o grupo, um componente pega uma peteca, olha para um dos colegas, passa a peteca falando PINGUE, o colega que recebe pode devolver para o mesmo colega falando PINGUE novamente ou passar para outro colega falando PONGUE, e assim o jogo contínua como se fosse um jogo de PINGUE – PONGUE.
Se um dos componentes errar a passagem da peteca sai fora e vai para o grupo da repescagem, fica brincando em outro círculo com uma peteca.
Vence os dois últimos do grupo todo.



QUADRADOS VALIOSOS



Objetivo: agilidade, percepção, organização e descontração;
Material: giz para desenhar os quadrados, papel e caneta;
Intensidade: moderada;
Desenvolvimento:
Dividir em dois grupos de número igual, desenhar no chão vários quadrados, em cada quadrado colocar uma pontuação, que pode variar de 0 a 100.
Os participantes de um dos grupos devem ocupar os lugares nos quadrados, se faltar quadrados, pode ficar duas pessoas por quadrado.
Uma pessoa do grupo será o capitão, e justamente essa pessoa é quem será à base de pontuação da sua equipe.
Após o sinal do professor, todos devem se movimentar entre os quadrados, não podendo ficar no mesmo quadrado, a equipe toda se movimenta por 1 minuto.
 Quando der o tempo, o professor apita e todos devem parar no quadrado que estão, a pontuação da equipe será a do quadrado onde estiver o capitão.
O professor marca a pontuação e entra a equipe adversária, pode ser feita de 3 a 5 rodadas, a equipe que pontuar mais fica em 1º lugar.
OBS: os participantes não podem ficar se revezando apenas nos quadrados com maior pontuação, devem passar por todos os quadrados.
Essa dinâmica é muito boa para ser aplicada em uma gincana.
Exemplo:
10 50 30 5
15 0 100 40
60 25 15 0


MASS BALL



Objetivo: agilidade, cooperação e espírito de equipe; 
Material: 2 bolas; 
Intensidade: Moderada;
Formação:
Equipe A
2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
1 0 0 14
1 0 0 14
0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
Equipe B
Desenvolvimento: 
Dividir as equipes em número igual, posicionar os participantes em fileira, de frente para a equipe adversária a uma distância de 6 metros.
Enumerar no chão a posição de cada participante, com o mesmo posicionamento da figura acima. 
Uma bola para cada equipe.
A bola sai com o participante número 1 de cada equipe, estes devem passar a bola para o número 2 e assim por diante, até chegar no último da equipe.
Quando a bola chegar no número 14, este deve correr com a bola em direção ao número 1 e passar a bola, antes do número 14 chegar.
Os outros participantes das equipes devem pular uma posição, assumindo o lugar dos colegas. 
Vence a equipe que finalizar o rodízio primeiro, sendo que todos tem que passar por todas as posições enumeradas.



BOCHA CARIOCA


Objetivo: direção, coordenação, trabalho em equipe e descontração; 
Material: cordas, giz e bolas; 
Intensidade: leve;
Desenvolvimento: 
Dividir as equipes em número igual.
Formar duas ou mais colunas a uma distância de 8 metros.
Na mesma direção fazer um círculo concêntrico com corda.
Dentro do mesmo círculo dividir em pequenos quadrados.
Cada quadrado terá uma pontuação definida pelo professor.
Os participantes pegam uma bola e jogam em direção ao círculo.
Cada equipe terá direito a 2 arremessos por participante. 
A pontuação é marcada onde a bola parar, a equipe que mais fizer pontos vence a brincadeira.
Ex: um dos quadrados abaixo vale 10 pontos, outro vale 20 pontos, outro 50 pontos e assim por diante, onde a bola parar, é ponto para a equipe.
Equipe A
Equipe B



DINÂMICA DO NOME


Objetivo: socialização, memorização e descontração; 
Material: um cobertor ou lençol;
Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. 
Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Desenvolvimento: 
Antes de começar a dinâmica todos se apresentam e falam seu nome, é importante que as pessoas memorizem o nome dos colegas e que todos tenham um crachá bem visível para visualizar o nome de cada um. 
Formar dois círculos, entre os dois círculos deve ter duas pessoas segurando um cobertor, sem deixar que as equipes se olhem.
O professor pede que todos andem em círculo.
Ao sinal do professor os participantes ficam parados formando uma coluna de frente para o cobertor.
O professor da o sinal e pede que soltem o cobertor, sendo que dois participantes ficam frente a frente, nesse momento.
Essas duas pessoas terão que falar o nome do participante que está na sua frente, quem primeiro falar corretamente o nome do colega marca ponto para sua equipe. 
Em seguida todos devem dizer o nome dos dois participantes que competiram.
A dinâmica contínua com os outros participantes fazendo a mesma seqüência.

CAMPO MINADO


Objetivo: cooperação, paciência e trabalho em equipe; 
Material: qualquer objeto descartável; 
Intensidade: leve;
Desenvolvimento: 
Essa dinâmica pode ser desenvolvida com toda a equipe ao mesmo tempo.
No chão, será espalhado muitos objetos de pequeno e grande porte, delimitado por um espaço de 8X8.
Um participante do grupo é escolhido para colocar uma venda nos olhos, esse não poderá ver nada, a equipe será os olhos dessa pessoa.
A pessoa com os olhos vendados sai da posição inicial, caminha em direção ao campo minado, não podendo tocar nos objetos que estão no chão.
Os outros participantes dão os comandos para evitar o contato com os objetos que são chamados de bombas, a vida do amigo vendado depende do grupo todo.
Caso encoste-se a um dos objetos a pessoa é substituída por outra, e essa pessoa que morreu vai para o local dos excluídos.
A dinâmica depende somente do grupo, eles escolhem o fim para o grupo todo, ou a vida, ou a morte.



CABEÇA – CORAÇÃO

DA CINTURA PARA BAIXO

Objetivo: integração, melhora do relacionamento interpessoal e descontração geral; 
Material: papel, caneta e um saco plástico; 
Intensidade: leve;
Desenvolvimento: 
Distribuir um pedaço de papel e uma caneta para cada participante. 
Cada pessoa deverá escrever algo sobre a sua cabeça, seu coração e da cintura para baixo, pode escrever o que quiser. 
Todos devem colocar o seu nome, após terem acabado o Profº recolhe os papéis e coloca em um saco plástico, misturando todos os papéis.
É distribuído um papel para cada pessoa do grupo, é claro que cada um vai saber o que o colega escreveu sobre seu corpo. 
E começa a revelação, sem falar o nome, uma pessoa começa a ler o que está escrito no papel, o restante do grupo terá que adivinhar quem é a pessoa que está sendo comentada, e a dinâmica contínua até todos terem feito as revelações.




AMARELINHA



Objetivo: coordenação, percepção e descontração;
Material: giz para marcação dos campos;
Intensidade: moderada;
Desenvolvimento: 
Amarelinha, também conhecida como "Pular amarelinha", é uma brincadeira que estimula a ter noções dos números, trabalhando a ordem das casas numéricas, do número um ao número dez, além de estimular à habilidade do equilíbrio.
As áreas que não existem associações de casas, ou seja, nos quadrados 1-4-7-10, as pessoas apenas podem colocar um pé, e nas demais com casas juntas 2 e 3, 5 e 6, 8 e 9, e Céu, podem e devem colocar os dois pés.



BAMBOLÊS AGITADOS



Objetivo: agilidade, coordenação, descontração e trabalho em equipe; 
Material: bambolês; 
Intensidade: moderada;
Desenvolvimento: 
Formar círculos, de número igual.
Um bambolê por equipe.
Escolher um capitão por equipe.
O capitão fica no centro do círculo dentro do bambolê. 
Após o sinal do Profº o capitão passa o bambolê pelo corpo e entrega para a primeira pessoa a sua frente, esta terá que passar o bambolê por cima da cabeça e deixar cair no chão, após, devolve para o capitão que terá que passar novamente o bambolê pelo seu corpo, ou seja, toda vez que o bambolê for entregue para um dos participantes estes terão que devolver o bambolê para o capitão, vence a equipe que fizer todas as passagens primeiro.






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