Para Refletir...

Se a tranquilidade da água permite refletir as coisas, o que não poderá a tranquilidade do espírito?

Chuang Tzu

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* Página III *


CORRE COTIA


Objetivo: atenção, agilidade e descontração geral; 
Material: 1 bola; 
Intensidade: moderada;
Desenvolvimento: 
A brincadeira começa com os participantes em círculo, também podem ficar sentados, depende do local.Um participante estará fora do círculo com uma bola na mão.
A pessoa que está com a bola na mão, sai correndo em volta do círculo.
Quando os participantes mesmo esperam a bola é solta atrás de uma das pessoas do círculo, está sai correndo, tenta pegar o seu amigo, que vai tentar ocupar o seu lugar na roda. 
Troca-se de lugar e a brincadeira recomeça.


JOGO DA MEMÓRIA

(COMPLETE A FRASE)


Objetivo: atenção, concentração e descontração; 
Intensidade: leve;
Desenvolvimento: 
Formar um círculo. O professor vai iniciar a brincadeira falando uma frase.
Ex: Eu fui ao parque... ; o primeiro participante repete completando a frase.
Ex: Eu fui ao parque com o Marcelo...; e assim continua a brincadeira, cada participante vai falar a frase e completar com mais palavras, se acaso não lembrar a frase, poderá passar para outra pessoa responder e completar.


ILHA


Objetivo: cooperação, percepção, criatividade e trabalho em equipe; 
Intensidade: leve; 
Material: jornal;
Desenvolvimento: 
Formar um círculo no meio da sala, distribuir uma folha de jornal para cada dupla participante, o professor pede que todos coloquem a folha de jornal no chão e subam em cima da mesma, cuidando para não rasgar o jornal. 
Quando todos estiverem em cima do jornal, o Prof. começa a dizer onde o grupo se encontra e o que tem que fazer para continuar no jogo.
O professor conta um pequena historia, (que fale de mar), um faz de conta, e diz que o grupo todo está em alto mar, os jornais são as únicas opções que o grupo tem para não afundar e cair no mar, em certa distância existe uma ilha, terra firme, com muitas opções. Mas para o grupo chegar até lá terá que usar a criatividade, sendo que é proibido pisar no chão, se pisar é eliminado do jogo e considerado morto. 
Também não será fácil como alguns pensam, sendo que as duplas terão que trocar de companheiro e se movimentar pelos jornais, será considerada falta grave se algum participante não se movimentar pelos jornais.
O grupo define o trajeto e a forma que mais lhe agrada para chegar na ilha, desde que não entre em contato com o chão, pode fazer o que quiser, a equipe terá de 6 à 7 minutos para chegar até a ilha, quando conseguir chegar, o professor pede o motivo que levou o grupo a escolher aquela forma de movimentação, sendo que cada grupo vai escolher uma forma diferente para chegar até a ilha.
OBS: essa dinâmica pode ser feita por pequenos grupos, cada grupo escolhe sua maneira de trabalhar, ou individual mesmo, um único grupo, depende muito do número de participantes.


TORPEDO SENTIMENTAL


Objetivo: socialização, espirito de amizade e descontração; 
Material: bexigas, canetinhas ou pincel atômico; 
Intensidade: moderada;
Desenvolvimento: 
Distribuir uma bexiga para cada participante, encher a bexiga, o Prof. pede que seja formado um círculo, após o sinal as bexigas não mais poderão ficar nas mãos dos participantes, a cada comando muda a seqüência da movimentação.
Ex: passa bexiga pela direita, volta pela esquerda, vai se criando movimentações sem parar e sem diminuir o ritmo.
Após certo tempo, o Prof. encerra a brincadeira e distribui uma canetinha ou pincel para cada participante, cada pessoa vai escolher um dos colegas do grupo, terá que escrever algumas palavras que achar conveniente, de preferencia qualidades positivas, visando a alegria da amizade entre as pessoas do grupo. 
Quando todos acabarem de escrever poderão entregar a bexiga para a pessoa escolhida e dar um forte abraço.
OBS: algumas pessoas poderão receber mais que uma bexiga, o que é muito normal.



BOLA NA RODA


Objetivo: atenção, agilidade, cooperação e descontração; 
Material: bola; 
Intensidade: moderada;
Desenvolvimento: 
Formar um círculo, escolher um participante para ficar no meio da roda, a bola fica com um dos participantes que está no círculo. 
Ao sinal do Prof. a bola deverá ser passada de mão em mão, também pode ser arremessada, a pessoa que estiver no meio da roda terá que tentar pegar a bola que está se movimentando com o grupo, se a pessoa do meio da roda conseguir pegar a bola muda de lugar com o central.


TRIÂNGULO


Objetivo: criatividade, percepção e cooperação; 
Material: um baralho; Intensidade: leve;
Desenvolvimento: 
Dividir em pequenos grupos, distribuir 26 cartas de baralho para cada equipe. 
Com as cartas, cada equipe terá o desafio de formar um triângulo com todas as cartas, e dentro desse triângulo as equipes terão que formar outros 10 pequenos triângulos.
OBS: todas as cartas terão que ser usadas e o triângulo tem que ficar em pé
Ex: com as cartas montadas o triângulo vai ficar dessa forma;



O URSO


Objetivo: atenção, percepção e descontração; 
Intensidade: leve; 
Desenvolvimento: 
Formar um círculo, o Prof. comenta algumas palavras sobre o que é um Urso, o que um Urso faz. 
Logo, é escolhido duas pessoas para que se retirem do local onde está o grupo todo, de preferência, duas pessoas bem descontraídas e que gostem de gritar.
O Prof. explica para os outros componentes do grupo que todos nós somos os Ursos, e todos terão que gritar muito a cada comando seu, as duas pessoas que estão fora terão que descobrir quem é o Urso que grita mais alto, na verdade todos do grupo vão gritar ao mesmo tempo. 
Eles terão 3 chances para acertar, todos gritam uma vez e o Prof. pede se ele já sabe quem é o Urso, ele vai falar ou não o nome de alguém, na primeira vez não será, na segunda tentativa também não, na terceira tentativa o Prof. pede novamente se já descobriu o nome de quem é o Urso, quem ele falar será exatamente o Urso, o Prof. parabeniza pelo acerto, agora será a vez do outro participante entrar, o primeiro participante que tentou acertar vai ser um Urso normal e terá que gritar muito, junto com os outros participantes, porém será justamente ele quem vai pagar o mico na brincadeira, vai gritar todas as vezes, e na terceira tentativa todos do grupo vão ficar calados e o nosso amigo vai gritar sozinho. 
O que está escrito acima tem que ser explicado sem que os dois colegas escutem, a dinâmica vai ocorrer assim:
Primeiro o prof. chama um dos participantes que está fora e explica que no grupo todos são Ursos, e os Ursos gostam de gritar, está pessoa terá que descobrir quem é o Urso que grita mais alto, terá 3 chances, quem ele falar na terceira tentativa será o Urso e todos dão uma salva de palmas para ele, pedindo como foi que acertou, damos os parabéns para ele pelo acerto. 
Após isso, pede que entre o outro participante, o Prof. explica novamente da mesma forma que explicou para o primeiro participante, todos gritam a primeira vez de novo e o Prof. pede quem é, não será quem ele falou, gritam a segunda vez e não será quem ele falou, agora o Prof. estimula todos a gritar muito, mas muito mesmo, para que seja descoberto quem é o Urso, nessa terceira tentativa todos ameaçam gritar e não gritam, quem somente irá gritar será o nosso amigo, assim ele será o Urso e todos dão uma salva de palmas para ele, rindo muito de seu grito.


CAÇA AO TESOURO HUMANO


Objetivo: ajudar as pessoas a memorizarem os nomes umas das outras, desinibir, facilitar a identificação entre as pessoas; 
 Material: uma folha com o questionário digitado, um lápis ou caneta para cada grupo;
 Intensidade: leve;
Desenvolvimento: o Prof. explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos terão a grande chance de se conhecerem. 
Dividir em pequenos grupos, a partir da lista de descrições, os grupos devem sair pela empresa ou ao ambiente definido e encontrar uma pessoa que se encaixe com cada item da lista, e pedir para pessoa que assine o nome na lacuna.
Exemplo:
1. Alguém que pratica atividade física no mínimo 3 vezes por semana;
2. Alguém que viva numa casa sem fumantes;
3. Alguém que já tenha morado em outra cidade;
4. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras;
5. Alguém que use óculos;
6. Alguém que consuma frutas e verduras diariamente;
7. Alguém que goste de dançar semanalmente;
8. Alguém que tenha a mesma idade que você;
9. Alguém que goste de jogar futebol semanalmente;
10. Alguém que tenha um animal de estimação (qual?).
Pode-se aumentar a quantidade de questões ou reformular estas, dependendo do tipo e do tamanho do grupo. 
A equipe que primeiro completar todas as questões será a vencedora.

EQUIPE EFICAZ?


Objetivo: cooperação, comprometimento e trabalho em equipe; 
Material: bexigas; 
Intensidade: leve;
Desenvolvimento: 
Inicia-se com as pessoas reunidas em círculo, e no centro uma bexiga para cada participante. 
Cada pessoa, enche a sua bexiga e após amarrá-la é dada a proposta de que o grupo deve mantê-las voando. 
Então, o monitor responsável pela dinâmica deve ir retirando os participantes lentamente, um por vez. 
O número de bexigas continuará o mesmo, porém o número de pessoas será cada vez menor, até chegar ao ponto de não mantê-las mais suspensas.


DUAS MÁSCARAS


Objetivo: socialização, desinibição e auto descrição;
Material: Folhas em branco, canetas ou hidrocor, barbante de 50 cm, tesoura; 
Intensidade: leve;
Desenvolvimento : 
Cada participante recebe uma folha em branco. 
Em cada lado da folha desenha uma máscara e escreve o seguinte :
Lado 1 : Aquilo que acha que é. ( alegre, triste, feio, bonito. ) ( Como me vejo );
Lado 2 : Escreve como os outros me vêem. ( 3 aspectos como os outros me vêem. )
Colocar a máscara no rosto do lado "como me vejo". 
Circular pelo ambiente lendo o que está escrito na máscara dos outros e deixando que as pessoas leiam o que está escrito na sua. 
Após um tempo, muda-se o lado da máscara e continua a circular, se conhecendo. 
Partilhar em grupo como cada um acha que é, o que os outros acham, etc...







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