Para Refletir...

Se a tranquilidade da água permite refletir as coisas, o que não poderá a tranquilidade do espírito?

Chuang Tzu

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* Página II *


CASA, MORADOR E TERREMOTO


Objetivo: cooperação, atenção, agilidade e descontração; Material: nenhum; Intensidade: moderada; Desenvolvimento: formar trios, mais 1 ou 2 pessoas que devem ficar de fora dos trios;
O ANIMADOR pede que seja formado trios, sendo que em cada trio ficam duas pessoas, uma de frente para outra, de mãos dadas, e uma terceira pessoa no meio das duas . Após formado todos os trios, terá que ficar sobrando uma ou duas pessoas. O ANIMADOR vai descrevendo os papéis de cada um . Aqueles que estão no trio, no meio das duas pessoas serão os MORADORES, os que estão de mãos dadas serão as CASAS e aquele que sobrou deverá, após o comando, fazer parte de uma CASA ou ser um MORADOR .
Os comandos:
1.o) Quando o ANIMADOR falar MORADOR, os MORADORES de cada trio deverão sair de suas CASAS e procurar outra CASA, aquele que estava de fora vai aproveitar para procurar uma nova CASA.
2.o) Quando o ANIMADOR falar CASA, as CASAS deverão deixar seus
MORADORES e procurar outro MORADOR, mas só pode sobrar uma pessoa, se sobrar duas pessoas os integrantes da CASA poderão virar um MORADOR.
3.o) Quando o ANIMADOR falar TERREMOTO aí vai ser uma bagunça geral, tanto os MORADORES quanto as CASAS deverão se desmanchar por completo e formar novas CASAS e novos MORADORES.
OBS: A dinâmica acaba quando todos tiverem participado em todas as funções, ou quando não houver mais motivação.


LOTERIA DE APRESENTAÇÃO


Objetivo: integração e conhecimento entre os participantes de um grupo; Material: papel, lápis ou caneta Intensidade: leve;
Desenvolvimento: o prof. entrega uma ficha e um lápis a cada participante, pedindo que escrevam seu nome e a devolvam à ele. 2- Entrega a seguir, o cartão de loteria, como o modelo abaixo:
O prof. pede aos presentes que anotem o nome de seus companheiros nos cartões de loteria, de acordo com as fichas entregues pelo grupo.Cada qual escreve no espaço que desejar.
3- Quando todos estiverem com o seu cartão pronto, o coordenador explica como jogar: conforme forem sendo repetidos os nomes dos participantes, cada um vai assinalando o cartão, no lugar onde consta o nome citado, como em uma cartela de bingo. A primeira pessoa que completar uma fileira ou coluna ganhará dez pontos ou um brinde. Para finalizar o bingão do Azarão, cada nome que o Prof. pegar sairá do jogo, o último que sobrar é o vencedor.
O exercício poderá ser repetido várias vezes.


OLÁ, COMO VAI?


Objetivo: socialização com o grupo, conhecimento; Intensidade: leve;
Desenvolvimento: Formar um círculo com todos os participantes, pedir que cada um se apresente e procure conversar alguns minutos com a pessoa a sua esquerda e a sua direita. Pedir que todos mudem de posição aleatoriamente e pedir que após a mudança novamente se apresentem e conversem um pouco, falem sobre as duas pessoas com quem falaram antes. Depois cada membro fala em plenário, em no máximo 3 minutos, se apresenta e fala sobre as 4 pessoas às quais se apresentou.


CONFUSÃO DE OBJETOS


Objetivo: cooperação, percepção e descontração; Material: pequenos objetos ou sucata; Intensidade: moderada;
Desenvolvimento: Traçam-se 2 linhas paralelas a uma distância de 10m. Dividir as equipes em número igual, cada equipe terá em sua frente o nome de alguns objetos escrito em um papel. Atrás de uma das linhas, a de partida, ficam alinhados os participantes, atrás da outra linha, ficam os objetos misturados, ao sinal de partida, um de cada equipe, pega um dos papéis no chão, abre, faz a leitura e corre para a linha de chegada, e cada qual procura achar o objeto que esta escrito no papel. Este deve pegar o objeto e trazer para sua equipe, marca 10 pontos o primeiro que achar o objeto e trazer até a equipe.


VARRENDO BOLAS


Objetivo: agilidade, cooperação e trabalho em equipe; Material: 15 bolas e uma vassoura para cada equipe; Intensidade: moderada;
Desenvolvimento: O animador divide o grupo em duas equipes, com igual número de integrantes. Colocam-se em filas paralelas, na linha de partida; em frente a elas, espalha-se uma quantidade de bolas. O primeiro representante de cada fila recebe uma vassoura. Dado o sinal, um dos participantes deve sair varrendo uma das bolas até à meta que será determinada em um local a sua frente, definido pelo professor. Os participantes voltam e passam a vassoura para a segunda pessoa, que deverá fazer a mesma seqüência anterior, buscando atingir a mesma meta e assim sucessivamente. A equipe vencedora será aquela que primeiro deslocar todas as bolas até o local definido.


MISTER BALÃO


Objetivo: criatividade e descontração; Material: 15 Balões por equipe; Intensidade:leve;
Desenvolvimento: O animador divide o grupo em equipes. Cada uma delas escolhe um representante para o concurso de "Mister Balão". A um sinal do animador, cada equipe deverá encher seus balões e terá que "rechear" seu candidato até que este fique repleto de balões. As equipes dispõem de três minutos para executá-lo.
Ganha a equipe que conseguir "rechear" seu representante com o maior número de balões. O exercício é repetido por diversas vezes.


CORRIDA COM BOLAS


Objetivo: agilidade, coordenação e equilíbrio; Material: uma bola para cada pessoa, uma bandeja e um saco para cada equipe.
Desenvolvimento: o animador divide o grupo em equipes, que se colocam em filas paralelas. Os primeiros representantes de cada equipe recebem, no menor tempo possível, uma bola que deverá ser colocada sobre a bandeja, cada participante corre até à meta. As bolas que chegam a seu destino são depositadas em um saco. A bola não pode cair da bandeja. Logo a seguir, a segunda pessoa repete o mesmo procedimento, e assim sucessivamente, até que todos os integrantes tenham participado. Vence a equipe que terminar primeiro o transporte de suas bolas.


INFLANDO BALÕES


Objetivo: cooperação, agilidade e trabalho em equipe; Material: 15 balões para cada equipe e barbante ou linha para amarrar a boca dos balões; Intensidade: moderada;
Desenvolvimento: O animador divide o grupo em equipes. Definir um trajeto, cada equipe fica atrás de uma linha demarcada. Cada equipe recebe 15 balões, sem ar. A um sinal do animador, e no espaço de dois minutos, as equipes procuram inflar todos os seus balões. A equipe que primeiro encher seus balões, terá que fazer com que os balões passem de mão em mão, entre os participantes, nunca os balões poderão ficar com as mesmas mãos, e cada equipe terá que ir jogando os balões até um determinado ponto, definido pelo animador, quando todos os balões chegarem ao local definido terão que ser estourados, vence a dinâmica a equipe que primeiro finalizar a brincadeira.


MEU VIZINHO


Objetivo: socialização, criatividade e descontração; Intensidade: leve;
Desenvolvimento: todos em círculo, o animador começa o jogo dizendo : "O meu vizinho é ..." ( aqui diz uma qualidade ). Conforme a letra que inicia a palavra dita, todos os outros participantes devem dizer palavras que se iniciem com a mesma letra.
Por Ex: se o animador disser: "Meu vizinho é corajoso", todos os demais jogadores dirão palavras com a letra "C". Não podem repetir palavras. Terminada a primeira rodada, o animador escolhe outra letra e assim por diante prossegue o jogo.


BEXIGA NA RODA


Objetivo: cooperação, agilidade, atenção e trabalho em equipe; Material: uma bexiga por participante; Intensidade: moderada;
Desenvolvimento: dividir em equipes de número igual, cada equipe deve formar um círculo. Cada participante terá em mãos uma bexiga que deverá estar cheia. O professor enumera todos os participantes, cada grupo com sua numeração, após todos estarem posicionados a dinâmica começa. Ao sinal do professor um número será falado, este número será o mesmo para as duas equipes que estão participando, devem coincidir com os participantes nos grupos.
Ex. número 1, deve sair correndo os dois números 1 de cada equipe;

Os números sorteados terão que sair correndo ao redor do círculo no sentido antí horário, voltar até a posição inicial, chegando no seu lugar, terão que estourar o balão, quem primeiro estourar o balão marca um ponto para sua equipe.



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